sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E por falar em Turismo...



Circula pela internet acusações graves contra a direção e assessores da Secretaria Estadual de Turismo, Setur, infelizmente sem assinatura.
Contudo posso dar meu testemunho.

Participei do último Congresso da ABAV, Associação Brasileira das Agências de Viagem,
no Rio de Janeiro, entre os dias 21 a 23 de outubro de 2008, como representante da Adeltur.

37º congresso, Minas Gerais muito bem representada, com um estande em forma de trem de ferro. O Circuito dos Diamantes, Associação das Cidades Históricas e um grupo de seresta de Diamantina estavam presentes.

A Setur distribuía um CD e também DVD intitulado Brasil/Minas Gerais com patrocínio do Governo de Minas e Embratur através do Ministério do Turismo.

É uma peça promocional para o turismo em Minas Gerais. O vídeo dá uma visão rápida, muito bem feita, sobre Minas Gerais passando por Belo Horizonte, as cidades históricas, as festas populares, etc. Diamantina está lá com uma bela tomada da Vesperata. Mas só. No item circuito das Águas, as termas de Araxá, sem nenhuma menção de Lindóia, Caxambu, Lambari, São Lourenço. No item negócios, de novo, imagens das termas de Araxá...

O que me deixou ainda mais com a pulga atrás da orelha foram as fotos disponíveis para download em alta resolução.

São 76 imagens, de várias regiões de Minas: Ouro Preto e Belo Horizonte as mais privilegiadas com cerca de 10 imagens cada uma, até Felício dos Santos com sua água quente está premiada. Diamantina aparece com apenas duas imagens: o Museu do Diamante com a Igreja de São Francisco ao fundo e o Passadiço da Rua da Glória. E... 6 imagens das Termas de Araxá.

Vale a pena lembrar que a sra. Érika Drummond, Secretária de Estado de Turismo, é interessada diretamente nas Termas de Araxá.

Será que “araxaremos” mera coincidência?

Como diz o Boris Casoy: “Isto é uma vergonha”.

Bernardo Magalhães

Diamantina / Dezembro 2008

Nova Secretária de Cultura e Turismo

Depois de mais de um ano sem atualizar este blog estamos de volta com uma boa notícia: temos uma nova responsável pela Cultura e Turismo em Diamantina.

Marcia Betânia foi escolhida pelo novo prefeito eleito, Padre Gê, após ser indicada por um grupo de artistas, intelectuais e associações de bairros. Quem estiver interessado na proposta ela está disponível em anexo.

Depois de decênios a tradicional política diamantinense está mudando: Padre Gê, filiado ao PMDB, derrotou a velha oligarquia e a população está confiante nas mudanças. Com seu jeito bem mineiro ela vai tocando sem afrontamentos mas firme nas suas propostas de participação popular e de descentralização.

Na Cultura e Turismo Marcia Betânia está primeiro enfrentando o Carnaval, que como um rolo compressor exige toda energia de sua equipe (pequena) para uma intervenção mínima, pois tudo já estava previamente definido.

Uma estrutura viciada, uma máquina burocrática vindo de anos e anos de privatização da cultura, um Turismo feito sem nenhuma planejamento e estratégias, caixas pretas a serem abertas e discutidas com a sociedade.

Discute-se a separação da Cultura e do Turismo, uma decisão a ser tomada com amplo debate entre as partes interessadas: a sociedade, os empresários, as associações e o governo na condução de uma política pública.